segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Falsa independência


O dia de independência já passou e com ele se vai todo o patriotismo do povo brasileiro, mas pergunto a você leitor, temos ao menos um motivo pra comemorar o dia de independência? Realmente nos tornamos independentes nesse dia? resposta é Talvez e NÃO.
Vamos dar uma olhada do ponto de vista histórico:
 "Em vista das desinteligências surgidas entre os An­dradas e a Junta de São Paulo, resolveu D. Pedro realizar uma viagem a fim de, com sua presença, pacificar a pro­víncia, nomeando, por decreto de 13 de agosto de 1822, D. Leopoldina, sua esposa, para substituí-lo, em seu im­pedimento, nos despachos do Conselho.
D. Pedro I.
Primeiro imperador do Brasil.
(Arquivo do industrial Pedro de Figueiredo.)
Na viagem de volta para o Rio, depois de ter cumpri­do satisfatoriamente sua ação pacificadora, recebeu de Paulo Bregaro, correio da Côrte, nas proximidades do riacho Ipiranga, na cidade de São Paulo, notícias alarmantes que lhe transmitiam D. Leopoldina e José Bonifácio. Soube assim D. Pedro de novos decretos das Côrtes: nomeava-se novo ministério para o Príncipe e responsabilizava-se toda ad­ministração de José Bonifácio, mandava-se processar os membros da junta de São Paulo signatários do manifesto do Fico a D. Pedro; declarava-se nulo o decreto do Regente que convocara o Conselho dos procuradores gerais das pro­víncias, além de outras sérias medidas repressoras. D. Leopoldina e José Bonifácio recomendavam-lhe que processasse a independência o mais cedo possível; sanguíneo, revoltado, D. Pedro reuniu-se à guarda de honra que o acompanhava e, arrancando os laços de cores portuguesas, bradou:
"Laços fora, soldados! Camaradas, as Côrtes de Lisboa querem mesmo escravizar o Brasil: cumpre, portanto, declarar a sua independência. Estamos definitivamente separados de Portugal".
Sua espada nua rebrilhou ao sol daquela tarde de 7 de setembro de 1822.
"Independência ou morte seja a nossa divisa: o verde e o amarelo as nossas cores nacionais"."
  
Nunca estivemos separados de Portugual, nosso imperador era Português!, A declaração de independência foi apenas uma manobra politica, só viémos a ser independentes verdadeiramente com a proclamação da república quando enfim o povo brasileiro conseguiu assumir o poder!
 

sábado, 7 de setembro de 2013

Pessoas que fizeram história em Santa Rita.

Hoje estamos dando início a um projeto ambicioso, no qual tentaremos resgatar as histórias das pessoas que marcaram Santa Rita. Como todos devem saber, alguns desses registros estarão incompletos ,pois em nossa cidade não existe um acervo detalhado sobre todas as pessoas ilustres de nossa cidade, apesar da grande dificuldade no quesito coleta de informações esse projeto não cessará.
Abaixo se encontra um pequeno trecho da história do fundador de nossa cidade:



Capitão de infantaria
Raimundo Henrique Viana de Carvalho
(foto meramente ilustrativa)
Raimundo Henrique Viana de Carvalho, acompanhado de parentes e amigos,em 1890,chegou de barco (pelo porto que ficava onde hoje se encontra o municipio de anajatuba) ao lugar que deu origem ao povoado Santa Rita, fixando residência no mesmo. Durante meio século, o povoado, cuja denominação foi ditada pela devoção do capitão a Santa Rita, cresceu muito lentamente, uma vez que tanto a sua localização como as vias de comunicação disponíveis à época não eram propícias a atividades econômicas capazes de gerar riquezas e atrair fluxos migratórios.



continua...

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Uma cidade muito engraçada!

Uma cidade muito engraçada, não tinha escola, não tinha estrada, ninguém podia andar na rua,é só buraco parece a lua, ninguém podia fazer xixi, porque esgoto não tinha ali, ninguém podia ir trabalhar, porque salário não vai ganhar, os assaltantes tão bem na foto, e os PMs tomando as motos, a falta dágua,é um desrespeito, tudo é culpa do meu prefeito, na outra eleição nós vamos de novo, BOTAR PIMENTA NO C# DO POVO!